Seja bem vindo ao nosso site Tv Gru Web Se você aprecia o que fazemos e acredita na importância do nosso trabalho, considere contribuir com um PIX no valor que você puder. Nossa chave é: 46.038.304/0001-49 Cada contribuição faz diferença e nos ajuda a seguir em frente.!

Brasil

Paraná avança em projeto de escolas cívico-militares enquanto proposta de SP trava.

Publicada em 22/10/2025 às 07:47h - 67 visualizações JP NEWS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Paraná avança em projeto de escolas cívico-militares enquanto proposta de SP trava.
 (Foto: Reprodução: TV Gru Web)

Atualmente, Estado do Sul já conta com 312 escolas cívico-militares, programa instituído em 2022.

Na contramão do cenário nacional de descontinuidade do programa de escolas cívico-militares, o Paraná busca expandir ainda mais sua iniciativa. O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou um projeto de lei em regime de urgência para a Assembleia Legislativa do estado, visando permitir a adesão de escolas em tempo integral e de ensino técnico ao modelo cívico-militar.

Atualmente, o Paraná já conta com 312 escolas cívico-militares, programa instituído em 2022. Com a nova proposta, o governo pretende incluir as 412 escolas em tempo integral e as unidades de ensino técnico. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa iniciou a análise do projeto em reunião extraordinária, mas um pedido de vistas do deputado Professor Lemos (PT) paralisou momentaneamente o processo, que já foi retomado. A expectativa é que o projeto seja votado em plenário em breve.

Segundo o secretário de Educação do Paraná, Rony Miranda, a justificativa para a ampliação baseia-se na melhoria da qualidade do ensino e na alta procura pelas escolas cívico-militares. Ele aponta que há fila de espera por vagas nessas unidades, enquanto escolas de tempo integral, por exemplo, possuem vagas ociosas. O governo argumenta que dados comprovam um melhor desempenho dos estudantes nas escolas cívico-militares.

Apesar do avanço no Paraná, o programa cívico-militar é cercado de polêmica, especialmente por sua descontinuidade a nível nacional. Além disso, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questiona a implantação do programa no Supremo Tribunal Federal (STF), impetrada em 2021 por partidos de esquerda como PT, PCdoB e PSOL.

No ano passado, o governador Ratinho Júnior e secretários de estado estiveram no STF em audiência com o ministro Dias Toffoli para defender o modelo paranaense. A argumentação do Estado é que o programa local difere daquele descontinuado em nível federal. No Paraná, os diretores das escolas continuam sendo do corpo docente, e a administração é convencional. A diferença reside na atuação de militares da reserva (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar) como monitores, focando em coordenação de entrada e saída de alunos, segurança e disciplina.

A implementação de uma escola cívico-militar no Paraná exige a validação da comunidade escolar por meio de consulta pública. Caso não haja quórum suficiente na primeira consulta, o governo pode realizar uma segunda no mesmo ano letivo. Se ainda assim o resultado não for favorável ou não houver quórum, a decisão final cabe à Secretaria de Estado da Educação.

O projeto também estabelece algumas limitações: não pode ser implementado em municípios com apenas um colégio estadual (sendo necessários pelo menos dois) e continua vedado para escolas de ensino de jovens e adultos (EJA), escolas quilombolas, indígenas e aquelas conveniadas com a APAE. O trâmite do projeto na Assembleia Legislativa do Paraná e o andamento da ADI no STF seguem sendo acompanhados, com a expectativa de que o governo do estado consiga, já em 2026, ampliar ainda mais o programa.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

(11) 99152-2211
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
TV Gru Web
No Ar
Fotos da Cidade Guarulhos
Câmara Municipal de Guarulhos
Casarão da nossa história
Praça Getulio Vargas - Guarulhos
Lucas Sanches Prefeito Guarulhos
Teatro Adamastor Guarulhos
Base Aérea de Guarulhos
Teatro Padre Bento Guarulhos
Santuário Bom Jesus da Cabeça
Calçadão Dom Pedro II
Lago dos Patos Vila Galvão
Galeria de Fotos
TV Gru Web
TV Gru Web
Fan Page
+ Acessadas
UBS abertas neste sábado facilitam acesso a consultas, exames e vacinas em Guarulhos.
Grupo Trompete.com.br faz apresentação gratuita na próxima terça-feira.
Quem eram as quatro pessoas mortas após carro despencar do Rodoanel.
GCM de Guarulhos resgata 23 aves silvestres em duas ações em Guarulhos.
Anistia já! A Avenida Paulista se transformar em um verdadeiro mar verde e amarelo.
Prefeita criticada por dançar de biquíni fala como vídeo íntimo vazou: ?Fiquei abismada?.
Estatísticas

Visitas: 35060271

Usuários Online: 1

Parceiros
Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04Parceiro 05Parceiro 01

Copyright (c) 2025 - Tv Gru Web - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD