Quatro servidores da Fundação Casa Guarulhos I foram agredidos pelos internos, sendo que um deles foi mantido como refém, na manhã desta quinta-feira (29). A situação foi tensa, mas acabou contida com a atuação dos demais funcionários do local.
O Sitsesp (Sindicato dos Servidores da Fundação Casa) enviou quatro diretores à unidade para oferecere apoio aos servidores e avaliar as condições de segurança. De acordo com o sindicato, é preciso que o Governo do Estado reforce os protocolos de segurança para os trabalhadores. Uma reunião será realizada na próxima terça-feira (3) sobre o tema.
De acordo com o Sitsesp, o número de ocorrências envolvendo agressões a servidores tem aumentado significativamente, gerando preocupações cada vez maiores. Uma das causas, de acordo com a entidade, é o baixo índice de funcionários, além da ausência de controladores de acesso e vigilantes nos plantões.
Em nota, a Fundação CASA afirmou que não tolera qualquer tipo de violência dentro e fora de seus centros socioeducativos e reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os adolescentes e servidores.
“A Corregedoria Geral instaurou uma sindicância para apurar os fatos, assegurando que todas as medidas cabíveis sejam tomadas. A Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) também analisa o caso e a conduta dos adolescentes. Os funcionários envolvidos foram atendidos pela equipe da unidade e encaminhados ao pronto-socorro para atendimento médico. Todos passam bem. A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Guarulhos e a família dos jovens foram comunicadas sobre o ocorrido”, informou.