O boletim da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) desta terça-feira (10) mostra que a qualidade do ar de Guarulhos está pior do que o de São Paulo. A situação é preocupante, já que a capital paulista tem a pior qualidade do ar do mundo nesta semana entre as grandes cidades, segundo o ranking do site suíçoIQAir.
De acordo com a Cetesb, das 18 estações meteorológicas, três apresentam qualidade muito ruim, 11 ruins e dois moderadas. Já Guarulhos tem apenas dois locais de monitoramento: Paço Municipal, no Bom Clima, e Pimentas. Ambos estão em locais antagônicos da cidade e apresentam qualidade de ar “muito ruim”.
A qualidade de ar é considerada boa com índice de 0 a 40 e moderada de 41 a 80. A estação Pimentas tem índice 139, enquanto a Bom Clima possui 122.
Em relação a esta quarta-feira (11), o boletim da Cetesb aponta que a atuação de uma massa de ar quente, seco e estável ocasionará pouca nebulosidade e ventos variáveis de fraco a moderado, com períodos de calmaria e inversão térmica em baixos níveis da atmosfera durante a noite e madrugada, situação esta que manterá a qualidade do ar entre moderada e ruim, chegando a atingir a qualidade muito ruim.