A extensão prevista da linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) trará mudanças significativas para os moradores de Guarulhos. Com a concessão dos ramais, que fazem parte do PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo), o que inclui também as linhas 11 e 12, há previsão de construção de dez novas estações.
A expansão da Linha 13-Jade deve trazer alívio, por exemplo, para Rayssa Silva Matos, 18, que é auxiliar de escritório na Gru Airport. Atualmente, ela trabalha em Guarulhos e enfrenta desafios diários relacionados ao transporte. Residente em São Miguel Paulista, região da Zona Leste de São Paulo, ela precisa utilizar uma combinação de ônibus intermunicipais e a Linha 12-Safira da CPTM para chegar ao aeroporto.
“É um trajeto repleto de baldeações e leva cerca de 1 hora e meia, um tempo considerável para conseguir chegar no trabalho. Sem contar, na superlotação dos ônibus intermunicipais e a dificuldade de conexão entre os diferentes meios de transporte aumentam ainda mais o estresse das viagens”, afirma a auxiliar.
A linha ganhará quatro novas estações em Guarulhos — Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso — e uma extensão de 5,2 quilômetros até a estação Gabriela Mistral, onde haverá integração entre as linhas 12, 13 e Linha 2-Verde do metrô. A nova estação Cangaíba terá integração também com a Linha 12-Safira.
Com essas melhorias, Rayssa se beneficiará de uma redução significativa no tempo de deslocamento, que deve diminuir para cerca de 30 minutos. A nova estação Bonsucesso permitirá que ela evite baldeações na Linha 12-Safira e pegue um ônibus diretamente para a estação, facilitando sua chegada ao trabalho e economizando até uma hora diária.
O Governo de São Paulo também prevê a ligação da Linha 13-Jade com a futura Linha 14-Ônix em Bonsucesso, que deverá atravessar diversos bairros do extremo da Zona Leste, como São Miguel Paulista e Itaquera, e chegará até o ABC Paulista, tornando a integração sob trilhos mais eficiente para a população.
O lote Alto Tietê (linhas 11, 12, 13 de Trens Urbanos) faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.