Em apenas dois meses de operação, mais de 12 mil motoristas foram penalizados por não efetuarem o pagamento do pedágio após a passagem pelo sistema. Esse total corresponde a 8,4% de todos os veículos que passaram pelas duas primeiras estações de Free Flow no estado.
O pedágio Free Flow é um sistema de cobrança automática, onde os motoristas passam pelas praças de pedágio sem precisar parar. A cobrança é feita por meio de tags ou placas de leitura automática, permitindo um trânsito mais fluido e sem interrupções. Atualmente, o sistema já está em operação em dois pontos do interior paulista: no km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, e no km 110 da Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), entre Sertãozinho e Jaboticabal.
Embora o sistema tenha sido implementado com o objetivo de agilizar o trânsito e reduzir congestionamentos, a evasão de pedágio tem sido uma preocupação. Até o momento, os motoristas que não realizam o pagamento no prazo determinado, após o uso do Free Flow, recebem uma multa de R$ 195,13, além de uma penalização de 5 pontos na carteira de habilitação (CNH).
A alta adesão das tags tem sido apontada como um dos motivos que contribuem para a redução de evasões. As tags não apenas oferecem 5% de desconto sobre o valor do pedágio, mas também facilitam o pagamento, evitando problemas com as cobranças automáticas. Especialistas afirmam que a porcentagem de evasão (8,4%) ainda é baixa, considerando a quantidade de veículos que já utilizaram o sistema.
Contudo, é importante destacar que a evasão de pedágio é tratada de forma rigorosa, com as penalidades sendo aplicadas quando o pagamento não é realizado dentro do prazo de 30 dias após a passagem pelo pedágio. Passado esse período, o motorista é multado e perde pontos na CNH, o que pode resultar em prejuízos para o histórico de condução.
A expansão do Free Flow em Guarulhos, especialmente na Rodovia Presidente Dutra, promete otimizar ainda mais o tráfego em uma das vias mais movimentadas do estado. A previsão é que o sistema entre em operação em 2025, prometendo trazendo mais eficiência ao transporte de passageiros e cargas, além de contribuir para a redução de congestionamentos.
O sistema Free Flow também representa uma modernização da cobrança nas rodovias, alinhando-se a uma tendência de inovação tecnológica que visa facilitar a vida dos motoristas e aumentar a segurança viária.
As autoridades esperam que, com a ampliação do sistema, a adesão à tag aumente, reduzindo ainda mais o número de infrações.
A introdução do pedágio sem cancela tem como objetivo melhorar o fluxo de tráfego, reduzir congestionamentos e modernizar a cobrança nas rodovias estaduais. Com a expansão do Free Flow, espera-se também um aumento nas alternativas de pagamento e mais comodidade para os motoristas.
Nas rodovias que já utilizam o sistema, é necessário que para evitar multas e o acúmulo de pontos na CNH, motoristas devem garantir que a tag esteja devidamente registrada e funcionando corretamente.
Para os veículos que não têm a tag ou não são identificados corretamente pelo sistema, o procedimento é diferente. Quando um veículo sem tag passa pela praça de pedágio, o sistema tenta identificar a placa para realizar a cobrança.
Além de realizar o pagamento do pedágio até o 30º dia após o uso. Caso contrário, o motorista estará sujeito à multa de R$ 195,13 e à perda de 5 pontos na CNH.
Com a implementação gradual do sistema Free Flow, a expectativa é que o número de infrações diminua, à medida que mais motoristas se adaptem à nova forma de pagamento, promovendo um trânsito mais ágil e seguro nas rodovias de São Paulo.